Eu chego lá!!!! Tal como a lagarta chega a borboleta!!!!

Grelina - A Hormona da Fome

Minhas lindas, leiam e fiquem espantadas...

O estômago e os intestinos não se destinam só a receber comida, quando o estômago está vazio, liberta um químico chamado Grelina, que nos dá vontade de comer, estimula uma proteína chamada Neuropeptídeo Y (NPY) que regula, juntamente com os químicos da saciedade, regulados pelo CART, o nosso Centro de Saciedade que regula o apetite (que está situado no Hipotálamo). O NPY diminui o metabolismo e aumenta o apetite... além de aumentar em situações de stress ou stress prolongado.
Portanto a Grelina estimula o NPY o que nos dá vontade de comer.

As dietas onde há uma grande restrição alimentar vão (preparem-se meninas, aqui vai a explicação que sempre desejámos) provocar o aumento da produção de Grelina, desta forma os sinais que são enviados ao cérebro a informar que temos fome aumentam, e vão sobrepôr-se à nossa força de vontade, pois provocam reacções químicas que não nos deixam outra alternativa a não ser comer (e nesta altura, o que queremos comer são alimentos de alto teor calórico e quase vazios de bons nutrientes...)

A Grelina estimula também a hormona do crescimento, e quando já não crescemos para cima, adivinhem para onde vamos nós crescer???? Pois é, para os lados...

A Grelina é libertada naturalmente pelo estômago em espaços regulares de 30 em 30 minutos, que envia ao cérebro impulsos químicos subtis que devemos comer. Se estivermos com fome, ou com a tal dieta restritiva essas mensagens são enviadas em espaços de tempo mais curtos, que se vão ampliando, ou seja mais sinais e mais fortes de que o corpo quer comer . Ao fim de longos períodos, o corpo já não consegue ignorar essas mensagens e o comer que nem uma louca tudo o que for calórico, vence a nossa força de vontade de ferro.

Não é possível lutar contra a biologia do corpo, este ciclo vicioso só vai parar quando comermos, uma vez que quando a comida chega ao estômago, os níveis de Grelina diminuem, diminuindo também o apetite.

Resumindo... muitas horas sem comer, vão fazer com que o nosso estômago liberte muita Grelina que vai estimular cada vez mais o nosso apetite e vai abrandar o nosso metabolismo.
Por isso as boas dietas mandam comer de 3 em 3 horas, para que esta Grelina não nos faça perder o controlo da nossa boca e fazer-nos sentir culpadas, além de que um metabolismo mais lento, menos calorias queima.

Por isso Lindas, obrigatório comer de 3 em 3 horas, coisas saudáveis e fazer exercício físico para acelerar o nosso metabolismo.

Beijos, para a próxima irei falar da Leptina, a hormona da satisfação, que é libertada pela gordura armazenada.

Beijos

Sem comentários:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti