Eu chego lá!!!! Tal como a lagarta chega a borboleta!!!!

O meu pé esquerdo

Sábado, já pelo fim da manhã, fui fazer um Rx ao meu pé esquerdo, pois tenho andado com dores no meu pé esquerdo, desde Agosto do ano passado, com menos intensidade, claro. A intensidade da dor tem-se agravado e, por vezes, já se alastra a todo o pé. No início apenas tinha uma sensação de desconforto depois de fazer caminhadas (pensando eu ser cansaço), mas actualmente, talvez por ter começado a usar com mais frequência a passadeira (esteira), até em descanso sinto dor no calcanhar e picadas na planta do pé... Não tem sido muito agradável...
Como a dor (é mais um incómodo) é quase permanente, comecei a colocar mal o pé quando caminho, de forma a evitar a dor, mas entretanto começa a doer-me o resto do pé...

Bem, voltando ao assunto de sábado, fiz o Rx e o médico disse-me que tenho um Esporão no calcâneo:

O Esporão do Calcâneo é um tumor ósseo benigno. Define-se como uma espícula óssea, que se desenvolve na parte anterior do calcâneo (osso do calcanhar), especificamente na sua inserção com a fáscia plantar.

O osso do calcanhar (calcâneo) é o de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e tem a função de base de equilíbrio.

Em cada passo que damos, imprimimos todo o peso do corpo no calcanhar, pelo que o impacto na planta do pé e suas estruturas associadas é intensa e constante.

Tipos de esporão do calcâneo:

- Extenso assintomático: não é doloroso e sua posição não interrompe a fáscia plantar.

- Extenso sintomático: produz dor porque a área que ocupa a sua projecção anterior interrompe a fáscia plantar, produzindo inflamação e dor

- Pequeno: pode não aparecer radiologicamente, mas é o mais doloroso não pela sua dimensão ou estrutura, mas pela sua posição que neste caso se projecta para a fáscia plantar rompendo-a agressivamente

Sintomas:

- A dor é o principal sintoma e começa de manhã, quando são dados os primeiros passos e

após os períodos prolongados de repouso;

- Raramente tem inflamação visível, avermelhamento ou outro sinal aparente na pele;

- É frequente entre pessoas que praticam desporto, pessoas com excesso de peso e pessoas com Pé Cavo ou Pé Plano;

- Existe dor pulsante na zona plantar do calcanhar

- Existe dor no repouso e na deambulação.

- Existe dor ao colocar o calçado


Bem meninas foi uma brincadeira destas que descobri que tinha... o meu já está na fase de doer sempre, tive de comprar umas talonetes (palmilhas para o calcanhar) em silicone que tenho de usar sempre... tenho de evitar a corrida (agora que já fazia 8 kms numa hora, e conseguia mesmo e até aprendi a ter um certo gosto nisso) e qualquer desporto de impacto ou que me faça sentir desconfortável (bem, desta forma tinha de deixar de existir porque a dor é constante...).

Vou, obrigatoriamente, ter de perder peso, porque quanto menos peso tiver melhor... menos peso em cima do pé... Vamos ver se consigo fugir à cirurgia... vamos ver...

Agora continuo na minha luta... tenho de perder peso e todo o vosso apoio é be vindo... Obrigado por estarem e ficarem comigo...

1 comentário:

Anónimo disse...

oi lindezatava passando e adorei seu blog.. to seguindo viu! ;) Bjs bjs bjs

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti